PLANO DE AULA - ( Criação de Blog)
O que o aluno deverá aprender com esta aula
* A criação de um blog especial;
* Fazer postagens, mantendo o seu blog atualizado.
Duração das atividades
3 aulas de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos
* O uso da internet ( escrita digital);
* Constituição do procedimento blog ( observar a aula “Blog: um gênero digital”, de Walleska
Bernardino e Eliana Dias).
* Disponível em : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20259
Estratégia e recursos usados na aula
* Estratégia: atividades em duplas e individual.
* Recursos: laboratório ou sala de computação com recursos direto da internet e mídias disponíveis.
Aula 1
Atividade 1
Nesta aula irão criar o seu blog. É importante tenha conhecimento prévio de informática ou obtenha ajuda de um profissi-
onal da àrea.
Necessário: para que esta aula se torne interessante e produtiva é recomendável que as aulas referentes a criação do “Blog:
um procedimento digital”, de Walleska Bernardino e Eliana Dias, tenham sido dadas. Aula disponível em:
Antes de iniciar a criação do blog, facilitando o trabalho, o professor decidira juntamente com os alunos a temática especí-
fica dos blogs, porque e para quer criarão. A partir de então os alunos deverão pesquisar na internet sobre o tema que deci-
diram encontrando alguns links relacionados ao tema selecionado; matérias, imagens,fotos e outros. Esses materiais encon-
trados e que irão compor os blogs criados favorecendo o acesso a outras pessoas interessadas nos conteudos.
Possíveis temas para o blog:
* Sobre sexo
* Educação e tecnologia
* Drogras e suas consequência
* Esporte, cultura, lazer e personalidades
Dessa forma facilitara aos alunos fazerem levantamentos de blogs que tratam da mesma temática, constituindo uma ativida-
de de pesquisa no ambiente virtual. A essa atividade o aluno redimensionará a suas habilidades para pesquisas de interesse
próprio com qualidade que servirá de subsídio para ser postado no blog que futuramente criarão. Os mesmos terão oportu-
nidades de trabalhar seus argumentos, devido a necessidade de discutirem entre se um texto, uma imagem, fotos e outros
gêneros.
Sugestões de alguns blogs:
Obs. Importante: a atividade serve de incentivo para os alunos criarem e produzirem seus próprios blogs
Aula 2
Atividade 1
Feito o levantamento de links de outros blogueiros os alunos assistirão alguns vídeos relacionados a criação de blogs
( todos os paços necessários) que servirão de análise entre si e chegarão a conclusão de melhores formas para criarem
seus blogs, criando assim dificuldades para não serem plagiados (copiados).
http://www.youtube.com/watch?v=aQII8pBiDYg&feature=related (Como criar um blog original e relevante?)
http://www.youtube.com/watch?v=yRiR-Gwn5G4 (Podcast sobre criação de blog)
http://www.youtube.com/watch?v=TsF8Vl8OI_o&feature=related (7 passos para criar um blog bem sucedido)
Obs. Importante:
Nesta atividade os alunos terão que estar atentos nas suas anotações, só anotarem o que julgarem importante e de
grande relevância para a realização da atividade que é montar o blog, aproveitando melhor o que foi assistido
no vídeo, e em seguida, em posse das anotações corretas, com certeza o seus blogs atenderão os requisitos necessários
para uma criação de qualidade do procedimento digital.
Aula 3
Atividade 1
Início da criação do blog. Os alunos acessarão ao site https://www.blogger.com/start e se inscreverão para a criação do blog com posterior desenvolvimento do gênero na mídia digital. O passo a passo da criação é uma atividade concreta que permitirá ao aluno a ampliação de seu letramento digital (isso porque o aluno deve seguir instruções) bem como a realização da inscrição dele no ambiente virtual com todas as especificidades dessa mídia.
Depois acessarão o vídeo que dará maiores instruções: http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&NR=1 para criar o blog. Este vídeo os ajudará a resolver problemas que podem ser apresentados ao longo da inscrição e em posterior postagens.
Recursos Complementares
Para leitura do professor:
Projeto envolvendo o letramento digital (EDUCAREDE): http://www.fundacaotelefonica.org.br/Pdf/conexoes_da_vida.pdf
Letramento digital e desafios: http://atividadesdeeliana.blogspot.com/2010/01/letramento-digital-desafios.html
Blog em sala de aula: http://www.textodigital.ufsc.br/num03/nivea.htm
DISSERTAÇÃO RODRIGUES, Cláudia. O uso de blogs como estratégia motivadora para o usa da escrita na escola. Dissertação de Mestrado. Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas, SP. UNICAMP, 2008. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/13499300/dissertacaousodosblogs
Avaliação
A avaliação desta aula centra-se, especificamente, na produção do blog. Se o aluno foi capaz de produzir o blog depois de todas as atividades de compreensão do gênero (ver aula “Blog: um gênero digital”), e ainda foi capaz de realizar postagens no blog, ele apropriou-se do letramento digital com uma finalidade específica. Neste caso, o aluno foi capaz de interagir com várias mídias para a produção de um gênero cujo objetivo é a interação virtual.
Benavenilton, a proposta de atividade desenvolvida por você e por Jozeli a partir da criação de um blog, potencializa a ação dos alunos, considerando os atrativos que esse tipo de espaço possui. A possibilidade de partilhar informações na internet favorece a interação e a reflexão sobre os mais diferentes assuntos contribuindo assim para formação dos alunos.
ResponderExcluirParabéns!